quando o tempo era para a mudança do século 1800-1900, os navios supremos das ondas não eram os britânicos. Pelo menos não os navios de passageiros, e certamente não os navios da Cunard. O navio que realizou a Fita Azul do Atlântico foi o Deutschland da HAPAG,que conseguiu atravessar o Atlântico com uma velocidade média de cerca de 22 nós. O maior navio do mundo foi o RMS Oceanic da White Star Line, com 17.000 toneladas.
O Mauretania pintado de branco pouco antes de seu lançamento.com 206 metros de comprimento. (O navio que finalmente superou o Great Eastern de comprimento, quando foi construído em 1899.) Isso não era aceitável para a Cunard Line, cujo maior transatlântico foi o Campania com 13.000 toneladas e 620 metros de comprimento. antes a Cunard (para a glória da Grã-Bretanha, é claro) queria recuperar a Fita Azul dos alemães. Em 1903, foi decidido pela Cunard e o governo de que dois navios devem ser construídos para reestabelecer a superioridade britânica. Como de costume, a Cunard foi dada uma grande quantidade anual de dinheiro do governo, para o serviço de correio real através do oceano. Isto é o que deu aos navios o direito de realizar as letras RMS antes de seu nome ( Royal Mail Ship ou em português "Navio De Correio Real). A procura destes novos navios que o governo teve,era de que eles devem ser construídos de modo que poderia facilmente ser mudados em os navios de guerra em caso de hostilidades.
Os dois navios estavam a ser construídos em dois estaleiros diferentes. O primeiro no estaleiro John Brown, transport e o segundo no Swan, Hunter e Richardson Wigham Ltd. Sua velocidade de serviço foi decidido ser em torno de 24 ou 25 nós, o que foi suficiente para passar os alemães.
Outra coisa surpreendente foi o tamanho dos novos navios, ambos os navios teriam 787 pés de comprimento uma tonelagem de mais de 30.000 toneladas. Os novos motores de turbina a seriam construídos para executar o novo recorde de velocidade do Atlântico para a Cunard , foi confiada a uma velha fábrica conhecida a; Wallsend Slipway e Engineering Co. Ltd., que tinha produzido os motores para dois navios anteriores da Cunard,o RMS Ivernia e o RMS Carpathia. Os motores trariam o poder de quatro enormes hélices de lâmina.

O salão de jantar da Primeira Classe e sala de música do Mauretania, mostrou o uso característico de madeira em todo o navio , e o navio foi batizado de Mauretania pela Duquesa Viúva de Roxburgh.
Em setembro de 1907,o Mauretania passou por seus ensaios no mar. Durante estes ele chegou a uma velocidade extremamente impressionante de 27,75 nós. Ficou claro que os alemães não teriam chance na competição para o Troféu Fita Azul.


Esta obra-prima da engenharia britânica não só foi reivindicada a ser rápida, grande e bonita. Como tantos outros navios de sua época, acreditava-se que ele era inafundável. Em uma propaganda da Companhia Stone e Lloyd, que foi quem fez as portas estanques para as anteparas dentro do navio, ele disse: "O Mauretania é praticamente impossível de afundar - devido às portas das anteparas estanques." O navio era como outros grandes vapores inadequadamente equipado com botes salva-vidas. Mas, depois do desastre do Titanic que tinha ocorrido em 1912, o Mauretania foi, como RMS Olympic, equipado com botes salva-vidas para todos a bordo.
Em 1914, a dupla da Cunard foi expandida em um trio, quando o Aquitânia de 45000 toneladas entrou em serviço. Ele não era tão rápido quanto o Lusitania e o Mauretania, mas consideravelmente maior e mais luxuoso.
Em um dos eastward de viagens em agosto de 1914, o capitão recebeu informações de que a Grã-Bretanha estava agora em um estado de guerra com o Império Alemão. Suas ordens eram para trazer o navio para Halifax, em vez de Nova York. Depois disso, o Mauretania só fez mais algumas viagens , até que o Almirantado o chamou para o serviço de guerra. Seu irmão, o Lusitania permaneceria em serviço de passageiros por mais algum tempo. Pretendia-se que os grandes navios de passageiros navegassem como cruzadores militares no mar carregando artilharia pesada e soldados marinhos.
Quando o serviço de paz veio para o Mauretania, era óbvio que ele havia sofrido com o trabalho duro para o país. Em uma viagem ele só conseguiu a média de pouco mais de 17 nós. Desde que isso significava que, por exemplo, o RMS Olympic foi muito mais rápido do que ele.
Sua carreira transatlântica terminou em 1935 quando foi desmontado junto com o Olympic já que a Cunard e White Star Line se fundiram em 1934 por causa da Grande Depressão na bolsa de valores de Nova York em 1929.
Nenhum comentário:
Postar um comentário