quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RMS Lusitania & RMS Mauretania - "Os Monarcas Do Oceano"- Parte 2


quando o tempo era para a mudança do século 1800-1900, os navios supremos das ondas não eram os britânicos. Pelo menos não os navios de passageiros, e certamente não os navios da Cunard. O navio que realizou a Fita Azul do Atlântico foi o Deutschland da HAPAG,que conseguiu atravessar o Atlântico com uma velocidade média de cerca de 22 nós. O maior navio do mundo foi o RMS Oceanic da White Star Line, com 17.000 toneladas.

O Mauretania pintado de branco pouco antes de seu lançamento.com 206 metros de comprimento. (O navio que finalmente superou o Great Eastern de comprimento, quando foi construído em 1899.) Isso não era aceitável para a Cunard Line, cujo maior transatlântico foi o Campania com 13.000 toneladas e 620 metros de comprimento. antes a Cunard (para a glória da Grã-Bretanha, é claro) queria recuperar a Fita Azul dos alemães. Em 1903, foi decidido pela Cunard e o governo de que dois navios devem ser construídos para reestabelecer a superioridade britânica. Como de costume, a Cunard foi dada uma grande quantidade anual de dinheiro do governo, para o serviço de correio real através do oceano. Isto é o que deu aos navios o direito de realizar as letras RMS antes de seu nome ( Royal Mail Ship ou em português "Navio De Correio Real). A procura destes novos navios que o governo teve,era de que eles devem ser construídos de modo que poderia facilmente ser mudados em os navios de guerra em caso de hostilidades.
    Os dois navios estavam a ser construídos em dois estaleiros diferentes. O primeiro no estaleiro John Brown, transport e o segundo no Swan, Hunter e Richardson Wigham Ltd. Sua velocidade de serviço foi decidido ser em torno de 24 ou 25 nós, o que foi suficiente para passar os alemães.
    Outra coisa surpreendente foi o tamanho dos novos navios, ambos os navios teriam 787 pés de comprimento uma tonelagem de mais de 30.000 toneladas. Os novos motores de turbina a seriam construídos para executar o novo recorde de velocidade do Atlântico para a Cunard , foi confiada a uma velha fábrica conhecida a; Wallsend Slipway e Engineering Co. Ltd., que tinha produzido os motores para  dois navios anteriores da Cunard,o RMS Ivernia e o RMS Carpathia. Os motores trariam o poder de quatro enormes hélices de lâmina.
    A quilha do agora decidido-a-ser-nomeado de "Mauretania" foi lançada em 1904, e , dois anos depois, ele estava pronto para seu lançamento. A fim de realizar o lançamento através adequadamente com um tal navio grande, um modelo de 47,5 metros de comprimento do casco do navio, foi lançado e testado em cima. O lançamento real foi realizado sem problemas (exceto por um trabalhador,que foi ferido)

O salão de jantar da Primeira Classe e sala de música do Mauretania, mostrou o uso característico de madeira em todo o navio , e o navio foi batizado de Mauretania pela Duquesa Viúva de Roxburgh.
    Em setembro de 1907,o Mauretania passou por seus ensaios no mar. Durante estes ele chegou a uma velocidade extremamente impressionante de 27,75 nós. Ficou claro que os alemães não teriam chance na competição para o Troféu Fita Azul.





    Quando o irmão mais velho do Mauretania,o Lusitania entrou em serviço ele pegou a Fita Azul dos alemães (que não iria ver uma visão do troféu por mais de 20 anos) em sua segunda viagem.O Mauretania entrou no mar apenas um mês depois em 16 de novembro de 1907, mas não conseguiu o prêmio devido ao mau tempo. Mas ele tinha em média a velocidade de 22 nós, apesar do fato de que ele havia ancorado por algum tempo por causa da tempestade. Mas a caminho de casa, ele teve o registro de passagem para o leste, em uma velocidade média de 23,69 nós. (Os números baixos foram por causa do nevoeiro no início da viagem.) Nos anos seguintes, uma corrida amistosa entre o Lusitania e o Mauretania ocorreu, eles freqüentemente levantavam o prêmio um do outro. Mas, em 1908, o Mauretania foi danificado em uma de suas lâminas da hélice. Quando o navio foi enviado para reparos, a Cunard decidiu que todas as três lâminas da hélice danificada deviam ser alteradas para quatro lâminas. Isto mostrou desempenhos em posteriores para o Mauretania, de um modo muito favorável. Em uma de suas viagens para o oeste, o Mauretania conseguiu uma velocidade média de 26,06 nós, um recorde que resistiu ao teste por vinte anos.
    O Mauretania não foi apenas o mais rápido e maior navio já construído, ele também foi um dos mais luxuosos à tona. Mesmo que ele não podendo ser comparado com os ex-titulares da Fita Azul, ele era uma embarcação espaçosa e confortável que se tornou amado e celebrado por seus passageiros e tripulantes. Uma de suas características principais foi o Café Verandah, situado na parte traseira da sua superestrutura.


    Esta obra-prima da engenharia britânica não só foi reivindicada a ser rápida, grande e bonita. Como tantos outros navios de sua época, acreditava-se que ele era inafundável. Em uma propaganda da Companhia Stone e Lloyd, que foi quem fez as portas estanques para as anteparas dentro do navio, ele disse: "O Mauretania é praticamente impossível de afundar - devido às portas das anteparas estanques." O navio era como outros grandes vapores inadequadamente equipado com botes salva-vidas. Mas, depois do desastre do Titanic que tinha ocorrido em 1912, o Mauretania foi, como RMS Olympic, equipado com botes salva-vidas para todos a bordo.
    Em 1914, a dupla da Cunard foi expandida em um trio, quando o Aquitânia de 45000 toneladas entrou em serviço. Ele não era tão rápido quanto o Lusitania e o Mauretania, mas consideravelmente maior e mais luxuoso.
    Em um dos eastward de viagens em agosto de 1914, o capitão recebeu informações de que a Grã-Bretanha estava agora em um estado de guerra com o Império Alemão. Suas ordens eram para trazer o navio para Halifax, em vez de Nova York. Depois disso, o Mauretania só fez mais algumas viagens , até que o Almirantado o chamou para o serviço de guerra. Seu irmão, o Lusitania permaneceria em serviço de passageiros por mais algum tempo. Pretendia-se que os grandes navios de passageiros  navegassem como cruzadores militares no mar carregando artilharia pesada e soldados marinhos.


    Quando o serviço de paz veio para o Mauretania, era óbvio que ele havia sofrido com o trabalho duro para o país. Em uma viagem ele só conseguiu a média de pouco mais de 17 nós. Desde que isso significava que, por exemplo, o RMS Olympic foi muito mais rápido do que ele.



Sua carreira transatlântica terminou em 1935 quando foi desmontado junto com o Olympic já que a Cunard e  White Star Line se fundiram em 1934 por causa da Grande Depressão na bolsa de valores de Nova York em 1929.

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