domingo, 19 de agosto de 2012

SS KAISER WILHELM DER GROSSE - O PRIMEIRO NAVIO LENDÁRIO





EM 04 DE MAIO DE 1897,O PRIMEIRO NAVIO COM QUATRO CHAMINÉS É LANÇADO AO MAR COM A PRESENÇA DA FAMÍLIA IMPERIAL DA ALEMANHA(QUE NA ÉPOCA AINDA ERA UMA MONARQUIA),ELE FOI BATIZADO PELO IMPERADOR DA ALEMANHA COM O NOME DO SEU AVÔ O IMPERADOR WILLIAM I ``O GRANDE´´ . ELE FOI CONSTRUÍDO E DECORADO EM BREMERHAVEN , E EM POUCO FARIA SUA VIAGEM INAUGURAL MARCADA PARA 19 DE SETEMBRO DE 1897.ELE SERIA O PRIMEIRO DA CLASSE KAISER (DA NORDDEUSCTHE LLOYD) A ENTRAR EM SERVIÇO.  EM 19 DE SETEMBRO DE 1897,ELE ZARPOU DO PORTO ALEMÃO DE BREMERHAVEN COM DESTINO A SOUTHAMPTON ONDE FARIA UMA ESCALA,E DEPOIS SEGUIU PARA NOVA YORK.ELE TINHA CAPACIDADE PARA 1506 PASSAGEIROS E 488 TRIPULANTES. A NDL SE PREOCUPAVA MUITO COM O LUCRO DE IMIGRANTES,POR ISSO HAVIA CAPACIDADE PARA 800 PASSAGEIROS NA TERCEIRA CLASSE. EM MARÇO DE 1898 ELE GANHOU A FITA AZUL UM PREMIO CONCEDIDO A APENAS OS NAVIOS MAIS RÁPIDO,ESTE TÍTULO ERA MUITO DISPUTADO PELAS COMPANHIAS MARÍTIMAS, ELE GANHOU ESTE TÍTULO COM A VELOCIDADE DE 22,3 NÓS , O NAVIO QUE TINHA ESTE TÍTULO ANTES DO KAISER WILHELM DER GROSSE ERA O RMS LUCANIA  DA BRITÂNICA CUNARD LINE.EM 1900 A NDL PERDEU A FITA AZUL PARA O NOVO TRANSATLÂNTICO DEUTSCHLAND DA TAMBÉM ALEMÃ HAMBURG  AMERIKA LINE .PARA QUE ELE CONTINUASSE SENDO UM ORGULHO PARA A NDL ELE SOFREU UMA REMODELAÇÃO QUE INCLUIU A INSTALAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO SEM FIO.AO LONGO DOS ANOS ELE GANHOU TRÊS NAVIOS - IRMÃOS O KRONPRINZ WILHELM EM 1901,O KAISER WILHELM II EM 1903, E O KRONPRINZESSIN CELILIE EM 1907.EM JUNHO DE 1900 ELE FOI UM DOS NAVIOS ATINGIDOS POR UM INCÊNDIO NO CAIS DA NDL EM HOBOKEN,NEW JERSEY,CAUSANDO A MORTE DE 326 PESSOAS ESTE INCÊNDIO DESTRUIU 24 EMBARCAÇÕES PEQUENAS E TRÊS NAVIOS : SAALE, MAIN E O BREMEN ONDE ACONTECEU A MAIORIA DE PERDAS DE VIDAS HUMANAS,O KAISER WILHELM DER GROSSE FOI LEVEMENTE DANIFICADO PELO INCÊNDIO.SEIS ANOS DEPOIS EM 21 DE NOVEMBRO DE 1906 ELE SOFREU UM ACIDENTE COM NAVIO CHAMADO ORINOCO EM CHERBOUG , CINCO PASSAGEIROS PERDERAM A VIDA.EM 1907 ELE FOI ULTRAPASSADO PELO RMS LUSITANIA E O RMS MAURETANIA DA CUNARD LINE.SEU FIM FOI NA  PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL QUANDO AFUNDOU EM 26 DE AGOSTO DE 1914 NA BATALHA DO RIO ORO.                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário