sexta-feira, 5 de julho de 2013

SS Cap Arcona:Um Lindo Navio Que Foi Usado Para O Mal

O Cap Arcona foi um grande transatlântico de luxo alemão,anteriormente da linha Hamburg-South Amerika Linie. Ele transportou passageiros entre a Alemanha e a América do Sul (inclusive para o Brasil) até 1940, quando foi tomado pela Marinha alemã.

No final da guerra, o navio foi utilizado para a evacuação dos alemães da Prússia Oriental. Embora fortemente carregado de prisioneiros de campos de concentração nazistas, ela foi afundado em 1945 pela Royal Air Force. Cerca de 5.000 pessoas morreram. O naufrágio do Cap Arcona foi uma das maiores perdas marítimas, único incidente da vida durante a guerra e, como tal, uma das maiores perdas da vida marítima da história.                                                                                                                              A Com 27,561 Toneladas,205,9 metros de comprimento,28,5 de largura,calado de 12,8 metros,e sustentado por duas turbinas a vapor com potência de 17.500 KW,o Cap Arcona foi batizado em homenagem a Cabo Arkona na ilha de Rügen em Mecklenburg-Vorpommern, foi lançado em 1927. Ele era considerada um dos mais belos navios da época, foi o maior navio alemão a navegar na América Do Sul naquela época,e levou os viajantes da classe alta e emigrantes da classe terceira classe, principalmente para a América do Sul;antes da Segunda Guerra Mundial fazia rotas regulares entre Hamburgo e o Rio De Janeiro,ou entre Hamburgo e Buenos Aires.Em 1940, o Cap Arcona foi assumido pela Kriegsmarine (Marinha alemã),totalmente pintado de cinza e usado no mar Báltico como um navio de alojamento em Gotenhafen (ex-Gdynia, Polónia). Em 1942, ele foi usado como um stand-in para o condenado Titanic  na versão do desastre do cinema alemão. Em 31 de janeiro de 1945, a Kriegsmarine reativou ele para Operação Hannibal, onde foi usado para transportar 25.795 soldados alemães e civis da Prússia Oriental para a Alemanha Ocidental. Estas viagens  feitas eram muito perigosas,por causa de minas e submarinos soviéticos. Em 30 de janeiro, o MV Wilhelm Gustloff, transportando um total de 10.582 passageiros e tripulantes, foi torpedeado pelo submarino soviético S-13 e afundou em 40 minutos. Estima-se que 9.400 morreram. No início da manhã de 11 de Fevereiro, o mesmo submarino S-13 torpedeou o navio de 14.666 toneladas SS General von Steuben a caminho de Copenhague com passageiros civis e militares. 3.500 vidas foram perdidas. Em 20 de Fevereiro, o capitão do Cap Arcona,Johannes Gertz se suicidou com um tiro em sua cabine em Copenhague, em vez de enfrentar outra viagem de volta para Gdynia . Em 30 de março de 1945, o Cap Arcona terminou sua terceira e última viagem entre a Polónia e Copenhagen transportando 9.000 soldados e refugiados, mas suas turbinas foram completamente desgastadas. Ele foi reparado apenas parcialmente e os seus dias de viagens de longa distância foram entregues. Ele foi desmantelado,e voltou aos seus proprietários;a Hamburg-Süd e expulso do porto de Copenhagen para Neustadt Bay. No final de abril de 1945, os alemães montaram uma pequena frota de navios na Baía de Lübeck, compostos pelos navios Cap Arcona e o SS Deutschland, e as menores embarcações Thielbek e Atenas. Uma vez que os motores de direção estavam no Thielbek e as turbinas estavam no Cap Arcona, o Atenas foi usado para transferir os presos de Lübeck para o navios de maior porte e entre os navios. Até o final do mês, estes navios realizaram mais de 10 mil prisões para o campo de concentração de Neuengamme e seus sub-campos, e duas balsas vieram dos campos Stutthof e Mittelbau-Dora. A fim de transferir os prisioneiros dos campos de concentração para o navios-prisão vieram de Gauleiter Karl Kaufmann em Hamburgo, que era ele mesmo agindo sob ordens de Berlim. Mais tarde, durante um julgamento de crimes de guerra, Kaufmann afirmou que os prisioneiros foram destinados para a Suécia. No entanto, no mesmo julgamento, Bassewitz-Behr, último Superior da SS de Hamburgo e da Polícia Leader (HSSPF), disse que os prisioneiros eram, de facto, previstos para serem mortos ", em conformidade com as ordens de Himmler". Tem sido sugerido que a plano chamado para fugiam das naves com os prisioneiros vivos a bordo e, enquanto Kurt Rickert, que havia trabalhado para Bassewitz-Behr, testemunhou no Julgamento de Crimes de Guerra de Hamburgo que ele acreditava que as embarcações fossem afundadas por U-boat ou aeronaves da Luftwaffe. Eva Neurath, que estava presente em Neustadt, e cujo marido sobreviveu à catástrofe, informou que ela foi informada por um policial que os navios de detidos e condenados estavam programados para serem explodidos.Em 30 de abril de 1945, dois navios suecos, Magdalena e Lillie Matthiessen, partiram de Lübeck, o primeiro com 223 prisioneiros europeus ocidentais, em sua maior parte de língua francesa, que foram transferidos do Thielbek à Magdalena, e o segundo com 225 mulheres de Ravensbrück a bordo para transporte a hospitais na Suécia.
Em 2 de maio de 1945, o Segundo Exército Britânico alcançou as cidades de Lübeck e Wismar. No. 6 Comando, 1 ª Brigada de Serviço Especial comandada pelo brigadeiro Derek Mills-Roberts, e 11 ª Divisão Blindada, comandada pelo Major-General George PB Roberts, entrou em Lübeck sem resistência. Naquele dia, o Sr. De Blonay do Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou Roberts Major-General que 7,000-8,000 prisioneiros estavam a bordo de navios na Baía de Lübeck.
 Naufrágio: Em 3 de maio de 1945, três dias depois do suicídio de Hitler e apenas um dia antes da rendição incondicional das tropas alemãs no noroeste da Alemanha em Lüneburg Heath de Marechal Montgomery, o Cap Arcona, o Thielbek, e o navio de passageiros Deutschland foram atacados como parte de ataques gerais sobre o transporte no Mar Báltico por Typhoons da RAF de 83 Grupo da 2 ª Força Aérea tática.
A aeronave era de No. 184 Squadron, No. 193 Squadron, No. 263 Squadron, No. 197 Squadron RAF, e No. 198 Squadron. Além de quatro 20 milímetros canhão estes Hawker Typhoon Mark 1B caças-bombardeiros realizados oito HE alto explosivo "£ 60" RP-3 foguetes não guiados ou dois £ 500 (230 kg) de bombas.  Os pilotos da força de ataque afirmaram que não sabiam que os navios estavam carregados com prisioneiros que sobreviveram aos campos. Algumas fontes sugerem elementos de comando britânico sabia dos ocupantes, mas não conseguiu passar as informações a diante.Os comandantes da RAF ordenam a greve que teria pensado que os navios levavam oficiais da SS , possivelmente fugindo para a Noruega.Equipados com coletes salva-vidas de compartimentos de armazenamento bloqueados, a maioria dos guardas da SS foram capazes de saltar ao mar a partir do Cap Arcona, e há rumores de que, apesar da temperatura da água de apenas 7 ° C, eles estavam ocupados filmando quaisquer prisioneiros que tentaram escapar. Arrastões alemães enviados para resgatar os membros da tripulação e os guardas do Cap Arcona conseguiram salvar 16 marinheiros, 400 homens da SS, e 20 mulheres da SS. A maioria dos prisioneiros que tentavam embarcar nos arrastões foram derrotados, enquanto que aqueles que atingiram costa foram derrubados. Os prisioneiros que conseguiram nadar até a praia foram mortos a tiros.
Apenas 350 dos 4.500 ex-prisioneiros de campos de concentração que tinham estado a bordo do Cap Arcona sobreviveram.                      

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