No início do século XX a imigração para o então novo mundo, como era denominada a América, era intensa. Muitos procuravam uma nova oportunidade de vida e deixavam para trás a miséria e a fome do antigo mundo. A única forma de travessia era através de navios. E as companhias marítimas não demoraram muito para ver o mercado que estava diante delas. A luta foi intensa entre as companhias marítimas até o surgimento da aviação comercial no fim da década de 40.
No começo de 1900,cinco grandes companhias européias disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros, a Cunard Line,White Star Line,Compagnié Generalé Transatlantique,Norddeutscher Lloyd,e a Hamburg Amerika Line. A White Star viu os seus rivais transpor o Atlântico com imensos colossos como os Kaiser Wilhelm Der Grosse,Kronprinz Wilhelm,Kaiser Wilhelm II,Kronprinzessin Cecilie da NDL .e o Lusitania e o Mauretania da Cunard Line cujo os navios foram apelidados de ``Monarcas do Oceâno. até 1909, quando teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast, a construção de um trio de gigantes. Os denominados Olympic, Titanic e Gigantic seriam os maiores objetos móveis já construídos pelo homem. Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Olympic foi o primeiro a ficar pronto (1911), seguido pelo Titanic (1912), e pelo Gigantic, batizado como Britannic (1915).
Construção
O Olympic foi construído nos estaleiros da Harland And Wolff, em Belfast,Irlanda, destinado a competir com os navios RMS Lusitania e RMS Mauretania, da empresa rival Cunard Line. O Olympic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, ainda em construção o Titanic,e o Britannic (originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar.
Comparações com o Titanic
O Olympic era muito semelhante ao seu irmão mais novo, Titanic . Embora possuísse menor espaço interno, e, por consequência fosse mais leve, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Titanic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deck A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deck B diferia das do Olympic. O Titanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisien, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados no Olympic, tais como o rangido na inversão para a marcha à ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deck A eram arredondadas; enquanto que no Olympic elas eram ovais. A ponte de comando do Titanic era maior e mais longa que a do Olympic. Essas e outras modificações fizeram do Titanic 1.004 toneladas brutas maior que o Olympic e assim, o maior navio em atividade em todo o mundo durante sua viagem inaugural em abril de 1912.
RMS. Olympic - "Old Reliable"

O RMS Olympic voltou para Belfast para ser extensivamente reparado. Este desastre, apesar de fazer questionar se navios maiores tornavam a navegação menos segura, também ajudou a criar o mito de que eram navios inafundáveis, pois nada de muito grave lhe aconteceu.
Este mito foi derrubado em 15 de Abril de 1912 quando o Titanic sofreu um embate com um iceberg e afundou-se, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.
Assim que o RMS Olympic chegou a Inglaterra foram-lhe imediatamente adicionados 24 botes aos 20 que já tinha. Mesmo assim passageiros e tripulação achavam que a segurança ainda não estava boa e a White Star teve que retirar o Olympic durante seis meses para reparações mais profundas. Dentre outras, foi-lhe adicionado uma "dupla pele" para resistir melhor a embates. Em 1913 o RMS Olympic tinha 68 botes salva-vidas e estava pronto para enfrentar as linhas transatlânticas rivais.
Mesmo com o começo da Primeira Guerra Mundial o navio ainda continuou em serviço até que foi finalmente chamado para atracar indefinidamente em Belfast. O grande navio esteve 10 meses parado e foi então requisitado pelo governo britânico. Ele foi pintado com cores muito claras, e com formas geométricas para confundir os submarinos inimigos e seu nome foi mudado para H.M.T. (His Majesty's Transport) Olympic.
O então HMT Olympic juntou-se ao seu irmão mais novo, o Britannic, que servia como barco hospital, no Mediterrâneo para transporte de tropas e sobreviventes. Depois começou transportar tropas canadenses e no final de 1916 já tinha completado 10 viagens entre o Canadá e a Europa. Mais tarde faria o trajeto Estados Unidos - Europa com a mesma finalidade.
Em maio de 1918 o Olympic foi atacado pelo submarino alemão U-103 no canal Inglês com um torpedo. Afortunadamente o torpedo errou o alvo e foi então que o Olympic se virou contra o submarino e o abalroou. O submarino rapidamente começou a afundar e algumas pessoas que escaparam foram apanhadas pelo destroyer USS Davis que por ali passava.
Em novembro de 1918 a guerra terminou. Durante a Primeira Guerra Mundial, o HMT Olympic transportou 41.000 passageiros civis, 66.000 soldados das tropas e 12.000 membros do batalhão trabalhador chinês. Ele percorreu 184.000 milhas e consumiu 347.000 toneladas de carvão. Por estes recordes de guerra, o navio ganhou a alcunha de "Old Reliable", que traduzido para o Português seria: "velho confiável".
O navio foi, então, devolvido para a White Star Line, sendo renomeado como R.M.S. Olympic para, uma vez mais, fazer rotas transatlânticas. Na década de 1920 o Olympic ainda era um dos mais maravilhosos e luxuosos navios de passageiros a circular e por isso várias personalidades fizeram travessias nele, como é caso de Charlie Chaplin Albert Einstein, Mary Pickford, Douglas Fairbanks Eduardo, Príncipe de Gales.Em 1928 numa tentativa da White Star Line de se adaptar aos novos tempos, converte o transatlântico para "navio-turismo" onde as antigas 2° e 3° classe são extintas e sofre muitas mudanças nas acomodações internas perdendo muitas características que compartilhava com seu "navio-irmão" o Titanic.
Na década de 1930, o Olympic sofre com a queda da demanda de passageiros devido a Grande Depressão em 1929, e com a a concorrência devido a chegada dos transatlânticos Bremen, Rex,Europa, futuramente do Normandie .Na metade de 1932 a White Star retirou o Olympic para reformas que duraram pouco mais de 4 meses. Mas foi no ano de 1933 que sofreu com a pior queda para os negócios, levou apenas 10.000 passageiros neste ano .Em 1934 a White Star Line se funde com a Cunard line por instigação do governo britânico e a nova Cunard White Star resolve aposentar seus velhos navios.
Em Março de 1935 o RMS Olympic fez a sua última viagem para Nova Iorque e foi vendido para um milionario francês que pretendia convertê-lo em um navio-museu .Porém seu plano fracassou e foi obrigado a vende-lo para Sir John Jarvis por 100.000 mil libras e futuramente demolido na cidade de Jarrow na Inglaterra juntamente com o RMS Mauretania, terminando assim a era de ouro.
Muitos de seus acessórios, decorações e painés foram leiloados e se encontra presente em hotéis, transatlânticos modernos e museus.
RMS Olympic Atracando em New York Depois de sua Viagem Inaugural Em 21 De Junho De 1911
Olá, gostei muito do seu blog. Talvez conheça o meu blog. Me chamo Guilherme e sou dono do Titanic a eterna lenda, gostaria de propor uma parceria.
ResponderExcluir