As primeiras placas da quilha foram colocadas em 1910 nos estaleiros alemães Vulcan em Hamburgo na Alemanha,ele fez sua Viagem Inaugural em 1913.Ele foi o maior navio que já navegou no gélido Atlântico Norte. Antes de seu lançamento ao mar em 23 de Maio de 1912,a Britânica Cunard Line anunciou que o seu novo navio o RMS Aquitania teria um pé a mais que ele.Houve um tumulto istantâneo em Hamburgo, Várias semanas mais tarde, ele foi equipado com uma grande estátua de uma águia de bronze , criada pelo professor Bruno Kruse de Berlim, que adornava a vante com uma bandeira estampada com o lema HAPAG Mein Feld ist die Welt (em português: O meu campo é o mundo); esta extensão aumentou o comprimento do Imperator suficiente para o superar o Aquitania. As asas da águia depois foram arrancados em uma tempestade no Atlântico Norte em 1914, que foi removido e substituído por arabescos de ouro que era semelhante ao que estava em sua popa.Em seus testes no mar iniciais, o navio encalhou no rio Elba, devido à dragagem insuficiente e um incêndio na sala de máquinas, que resultou em oito tripulantes serem levados para o hospital. Em seus ensaios oficiais, ele sofreu superaquecimento das turbinas e alguns problemas de estabilidade foram descobertos. Os testes foram, portanto, abandonados e os construtores foram chamados para realizar um trabalho de emergência. Ao mesmo tempo, o cruzeiro durante a noite para o Kaiser foi cancelada, mas acabou por ser realizada em julho daquele ano.Imperator fez sua viagem inaugural na terça-feira, 10 de Junho de 1913, com Hans Commodore Ruser no comando e - outros capitães nomeados pela HAPAG para a jornada, para ter certeza de que tudo correria bem. No caminho, ele parou em Southampton e em Cherbourg, antes de prosseguir através do Atlântico para Nova York, chegando em 19 de Junho de 1913. A bordo estavam 4986, consistindo de 859 passageiros de primeira classe, 647 de segunda classe , 648 passageiros de terceira classe, 1.495 na terceira classe, e 1.332 tripulantes. O navio voltou para a Europa partindo de Hoboken, Nova Jersey, em 25 de Junho 1913 .Em sua primeira chegada ao porto designado para trazê-lo para o canal Ambrose, o capitão George Seeth, observou que o navio estava adornado de lado a lado, quando o leme fez alterações em direção do navio. Ele logo foi apelidado de "Limperator".
Em outubro de 1913, Imperator voltou para o estaleiro Vulkan para facilitar o trabalho drástico para melhorar o seu manuseio e estabilidade, como tinha sido descoberto que seu centro de gravidade foi muito alto. Para corrigir o problema, as suites de mármore do banheiro da primeira classe foram removidas e móveis pesados foi substituídos por uma cana-de-vime leve. Funis do navio foram reduzidos de altura por três metros. Por fim, 2.000 toneladas de cimento foi vertido em duplo fundo do navio para resolver os problemas de navegabilidade. Este custo de trabalho £ 200.000, que teve de ser suportados pelo estaleiro como parte de sua garantia de cinco anos para os armadores. Ao mesmo tempo, um sistema de aspersão avançado de incêndio foi ajustado ao longo do navio, tal como vários incêndios tinham ocorrido a bordo do navio uma vez que tinha entrado serviço.
Durante o reequipamento de 1914 Imperator, Commodore Ruser entregou o comando do navio ao capitão Theo Kier e deixou para assumir o comando do mais novo navio irmão Vaterland, que foi quase completo. Imperator retornou ao serviço em 11 de março, chegando a Nova Iorque, cinco dias depois no dia 19.
Entre as suas características de luxo, Imperator introduziu dois andares de altura, piscina de Pompeia-estilo para seus passageiros de primeira classe.
Em agosto de 1914, quando a Primeira Guerra Mundial começou, ela foi colocada até em Hamburgo e ficou inativo por mais de quatro anos, onde ela caiu em um estado dilapidado. Após a 11 novembro de 1918 Armistício, Imperator foi assumida pelo envio Alimentos Aliados e acordo de financiamento, e alocados para os Estados Unidos para uso temporário como um transporte ao lado Vaterland agora renomeado USS Leviatã trazendo americano serviço de casa o pessoal da França.
Ela foi contratada como USS Imperator (ID-4080) no início de maio 1919 sob o capitão Casey. Depois de embarcar 2.100 soldados americanos e 1.100 passageiros, partiu Imperator Brest, França em 15 de maio de 1919, chegando a Nova York, uma semana depois. Operação com o Cruiser e da Força de Transporte da 3 junho - 10 agosto, ela fez três cruzeiros de Nova York para Brest, retornando mais de 25.000 soldados, enfermeiras, e os civis para os Estados Unidos.
Enquanto a caminho de Nova York em 17 de Junho, o Imperator ajudou o cruzador frânces Jeanne d'Arc, que estava avariado no Oceano Atlântico. O presidente do Brasil estava a bordo do Jeanne d'Arc e o Imperator recebeu ele e seu partido para o transporte para os Estados Unidos, chegando lá vários dias depois.
Descomissionado em Hoboken, Nova Jersey, no início de 1919, Imperator foi transferido para o controlador de navegação britânica em 20 de setembro, e foi decidido que ele seria operado pela Cunard. O capitão Charles A. Smith e uma tripulação completa foi enviada para Nova York no Carmania por seus novos operadores e a entrega oficial da placa americana de transporte para Cunard ocorreu em 24 de novembro, onde o navio foi recebido oficialmente pela Marinha do superintendente da Cunard o capitão Miller acompanhado por seu assistente Capitão Palfrey. o Imperator foi então transferido para o cais da Cunard 54 para o serviço de Cunard.O navio chegou em Southampton, no domingo,10 de dezembro de 1919 e depois foi para Liverpool para uma revisão rápida (ele estava programado para sair em sua primeira viagem para seus novos proprietários em 10 de Janeiro de 1920). No entanto, após a inspeção, o navio foi encontrado em um mau estado. na doca seca em 6 de janeiro, verificou-se que o leme do navio tinha uma peça faltando e suas hélices estavam sofrendo com a erosão em suas margens principais. Estas questões foram atendidos, enquanto o navio foi re-mobiliado com itens emprestados do Transilvânia e vasos do Carmania.
Devido à extensão do trabalho que tinha de ser realizado,o Imperator permaneceu em Liverpool até o 21 de fevereiro e durante esse tempo o jantar anual da empresa foi realizada a bordo, antes de o navio retornar ao serviço no Atlântico Norte.
Em 2 de março de 1920, o navio saiu de Nova York e levou nove dias para chegar a Southampton. Durante a viagem, Imperator desenvolveu uma avaria que foi causado por um ejector de cinzas com defeito. a Cunard decidiu que o navio estava precisando de uma grande reforma e ele foi retirado de serviço.
O navio foi renomeado de RMS Berengaria em homenagem a rainha Berengária, esposa do Ricardo Coração de Leão. Muitos navios da Cunard tinham sido nomeados com o nome de cortes do Império Romano e tinham nomes terminados em "ia". RMS Berengaria, como muitos, mas não todos, navios da Cunard, manteve-se o "ia" no final de seu nome, mas, como vários navios da Cunard, antes e depois, não foi o nome de uma província do mundo antigo.
Sir Arthur Rostron da famoso por participar dos resgates dos sobreviventes do RMS Titanic e ex-capitão do Carpathia assumiu o comando da Berengaria em julho de 1920. No ano seguinte, ambos Berengária e Aquitania foram enviados para estaleiros Armstrong Whitworth para ser convertido com máquinas de carvão para as de queima de óleo.
Em setembro de 1925, um alerta de segurança no mar foi acionado quando os escritórios da Cunard em Nova York recebeu uma mensagem informando que havia uma bomba a bordo do Berengaria, o navio foi, então, há 1.200 milhas de Nova York, com destino a Southampton. O navio foi procurado, e os passageiros e a maioria da tripulação não foram informados a respeito da situação. Um incêndio aconteceu pouco antes do suposto tempo de detonação, assim, os passageiros poderiam ser colocados perto de seus botes de salva-vidas sem despertar suspeitas. A ameaça de bomba foi uma farsa.O Berengaria estava novamente nas manchetes em maio de 1934, quando ele encalhou nas margens de lama em Calshot no Solent. Ele foi puxado livre da lama por quatro rebocadores em Southampton. O navio não sofreu nenhum dano e o incidente não afetou sua agenda .
Apesar de sua herança alemã, o Berengaria serviu como capitânia da frota da Cunard, até que foi substituído por seu navio irmão, Majestic -. Ex-Bismarck, em 1934, após a incorporação da Cunard White Star Line ,Nos anos posteriores, .
no fim de sua vida útil, ele sofreu vários incêndios elétricos causados por cabos de envelhecidos, e a Cunard White Star optou por aposentar-lo em 1938. Ele foi vendido para Sir John Jarvis, que também comprou o Olympic, para dar emprego para a região local. Ele embarcou para o Rio Tyne, sob o comando do capitão George Gibbons e foi desfeito até a linha d'água. Demolição final teve lugar em 1946.
Nenhum comentário:
Postar um comentário